Amanhã, onde vamos?
A incrível Aldeia da Paradinha

A incrível Aldeia da Paradinha

A Aldeia da Paradinha foi uma das várias aldeias que visitámos durante as nossas mini férias de passagem de ano. Sei que as palavras bem como as imensas fotografias que tirámos nesta aldeia serão insuficientes para vos transmitir a beleza deste sítio mágico. Incrível. Incrível é o primeiro adjetivo que me ocorre para caraterizar esta aldeia. É sabido que ambos adoramos aldeias (culpa minha, que transmiti este vício bom ao Dani). É também verdade que eu adoro todas as aldeias que visito e que para mim todas são detentoras de grande beleza. Mas depois, existem aquelas que me deixam sem palavras. A Aldeia da Paradinha teve esse efeito em mim. À medida que íamos percorrendo a aldeia, o espanto e a admiração iam aumentando. A Paradinha está cheia de maravilhosos detalhes. Detalhes incríveis que até ao momento não encontrámos em nenhuma outra aldeia (e já visitámos muitas aldeias).

A Aldeia da Paradinha pertence à rede Aldeias de Portugal, fica na freguesia de Alvarenga, em Arouca e o seu casario é dominado pelo xisto e pela ardósia. Perfeitamente enquadrada numa natureza perfeita assim que chegámos à Paradinha aquilo que senti é que estava a contemplar um postal pintado à mão. Perfeito, demasiado perfeito para ser real. Ao longo da aldeia existem ardósias com mensagens pintadas à mão, existem também figuras pintadas e esculturas. Não sei de quem foi a ideia, mas é inquestionável que estes detalhes espalhados pela aldeia a tornam diferente e mágica.

Foi percetível que a Paradinha é uma aldeia que se dedica ao turismo rural. Deve ser maravilhoso aqui pernoitar durante um fim de semana ou umas férias.

Nesta aldeia existe também uma praia fluvial, a praia fluvial da Paradinha (Rio Paiva), bastante frequentada no verão.

A Aldeia da Paradinha fica pertinho dos Passadiços do Paiva, por isso, se em breve forem até aos Passadiços, aproveitem e vão conhecer esta aldeia. É mágica, especial e sublime. Vão gostar. De certeza!

Dezembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top