Amanhã, onde vamos?
Pelo Parque Biológico da Serra da Lousã

Pelo Parque Biológico da Serra da Lousã

Já há algum tempo que queríamos conhecer o Parque Biológico da Serra da Lousã. No entanto, não imaginávamos que fôssemos gostar tanto desta experiência. No dia 1 de Maio rumámos até Miranda do Corvo, mais especificamente até ao Parque de Lazer da Quinta da Paiva, onde está localizado o Parque Biológico da Serra da Lousã.

O Parque Biológico da Serra da Lousã, encontra-se, tal como o nome indica na encosta da Serra da Lousã e ocupa uma área de 33 000 m2 de Reserva Ecológica Nacional. Este Parque Biológico tem como primordial objetivo privilegiar e ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território nacional.

Ao longo do Parque são vários os caminhos que nos levam ao encontro de diversas espécies de fauna e flora. No caso da fauna, poderão ser observadas várias espécies de aves de rapina, ursos, lobos, raposas, linces, veados, corços, javalis, porcos, galinhas, coelhos, avestruzes… e as minhas tão adoradas cabras. Gosto muito de cabritinhas, desde sempre… E sei que um dia irei ter uma. Como ainda não tenho, deliciei-me a acarinhar as que fui encontrando no Parque Biológico. Ao nível da flora, existem carvalhos, medronheiros, castanheiros. De salientar, o roseiral, um espaço muito bonito e muito bem cuidado que encontrámos neste Parque. As rosas aqui presentes são mesmo lindíssimas.

Para todos os animais que habitam no Parque Biológico é criado um habitat com todas as características e estímulos essenciais para proporcionar bem-estar físico e emocional, satisfazendo os seus gostos e necessidades.

Na bilheteira (cada bilhete para adulto tem o custo de 7,00 euros) é possível comprar milho para ir alimentando alguns animais ao longo do passeio (cada saquinho custa 1,00 euro). Acho que este detalhe torna a experiência mais bonita e especial. Eu gastei o saquinho quase todo a alimentar cabritinhas pois claro… Foi muito bonito ver também a emoção de tantas crianças. Umas mais aventureiras do que outras. Mas no rosto de todas as crianças vimos uma imensa felicidade por estarem ali. Se tiverem filhos não percam mesmo esta oportunidade de lhes darem uma experiência tão positiva e especial.

No Parque Biológico da Serra da Lousã, além de existir um Hotel, existe também um  Restaurante no qual almoçámos. O Restaurante chama-se “Museu da Chanfana” e esteve sempre cheio nessa hora de almoço. Como já suspeitávamos que isso pudesse acontecer fizemos reserva antes de começarmos o nosso passeio.

Gostámos mesmo muito desta experiência. Sentimos que os animais são bem cuidados e eu tenho por hábito olhar nos olhos dos animais. Não senti que estivessem infelizes pelo contrário…Acho importante dizê-lo porque cada vez mais se fala das condições em que muitos animais se encontram, por exemplo, em jardins zoológicos….

Ficam aqui algumas fotografias desta manhã maravilhosa que tivemos junto da Natureza, algo que tanto gostamos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top