Amanhã, onde vamos?
Aldeia do Soajo

Aldeia do Soajo

As nossas mini-férias de passagem de ano permitiram realizar dois dos meus sonhos (sim, sou feita de sonhos e muitos deles estão relacionados com a minha vontade enorme de conhecer os encantos do meu país): conhecer a Aldeia do Sistelo e a Aldeia do Soajo em Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo). Adorámos conhecer a Aldeia do Sistelo mas gostámos ainda mais de conhecer a Aldeia do Soajo. Eu e os gatos temos uma ligação muito especial e nesta aldeia encontrámos imensos gatos com os quais tentei obviamente interagir, sendo que tive mais sorte com uns do que com outros. Mas achei fascinante o facto de a maior parte deles se chegar até mim e deixar-se ficar a receber mimos! Sim, bastava este pormenor para a Aldeia do Soajo me encantar, é um facto. Mas não foi só isto que nos fez gostar de aqui a andar a passear.

A Aldeia do Soajo é uma das mais típicas aldeias de Portugal e está situada numa das vertentes da serra da Peneda, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O símbolo mais emblemático desta aldeia são os espigueiros erigidos sobre uma laje granítica e que são ainda hoje utilizados para secar o milho. Gostámos muito de fotografar os espigueiros mas também gostamos da vista que esta zona específica da aldeia oferece. Vale muito a pena sentar no meio dos espigueiros, contemplar a paisagem e os sons que a Natureza nos oferece. Foi isso que fizemos. A aldeia é constituída por muitas casas que se dividem por ruas estreitas, muitas delas recuperadas mas com a traça antiga. Existem ainda muitos campos e muitos animais que fazem parte do dia a dia dos habitantes da aldeia. Vimos cabras, ovelhas, vacas, cães e muitos, muitos gatos.

A Aldeia do Soajo está muito desenvolvida relativamente ao Turismo de Habitação. Quem aqui quiser ficar alojado terá muitas opções.  Nesta aldeia existem ainda alguns restaurantes muito bem classificados: Casa do Videira, O Espigueiro e o Sabor ao Borralho. No dia em que visitámos a aldeia (31 de dezembro) tínhamos planeado almoçar por cá, mas tal não foi possível porque estes 3 restaurantes  se encontram encerrados.

E por aí, quem já visitou a Aldeia do Soajo?

Dezembro de 2018

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top