Amanhã, onde vamos?
Pateira de Fermentelos – a maior lagoa natural da Península Ibérica

Pateira de Fermentelos – a maior lagoa natural da Península Ibérica

Já há muito tempo que queria conhecer a Pateira de Fermentelos que fica no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro. A Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península Ibérica, ocupando atualmente uma área de superfície e profundidade variáveis, de acordo com a estação do ano, podendo atingir mais de 5 Km2. Na zona envolvente da Pateira existem percursos pedestres bem como infraestruturas adequadas que permitem a conservação, observação e interpretação da Natureza.

É possível observar-se diversas espécies de aves selvagens, nomeadamente: águias, garças, guarda rios, pato real, entre outras. Existem muitas pessoas que gostam de visitar a Pateira para aqui praticarem pesca desportiva, sendo que nesta lagoa existem enguias, carpas, lagostins de água doce, taínhas, entre outras espécies. Relativamente à prática de desporto náutico, a Pateira reúne as condições necessárias para a prática de canoagem, vela e stand up paddle. Enquanto aqui estivemos vimos muitas crianças e jovens praticarem canoagem, e pela forma desenrascada com que o faziam, percebia-se que eram muitos experientes e que conheciam bastante bem esta lagoa.

A beleza desta lagoa é indescritível. A imagem que a nossa vista alcança é soberba como poderão comprovar pelas fotografias. Por isso mesmo, achámos que a zona envolvente deveria estar mais bem cuidada. Não gostamos de ver lixo no chão e aqui vimos algum. Mas deixamos fotografias só das coisas bonitas que a nossa vista alcançou.

 

Artigos Relacionados

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top