Amanhã, onde vamos?
Pelo centro de Cinfães…

Pelo centro de Cinfães…

O concelho de Cinfães pertence ao distrito de Viseu e é constituído pelas seguintes freguesias: Cinfães, Espadanedo, Ferreiros de Tendais, Fornelos, Moimenta, Nespereira, Oliveira do Douro, Santiago de Piães, São Cristovão de Nogueira, Souselo, Tarouquela, Tendais, Travanca e pela União de Freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires. Cinfães faz fronteira com Marco de Canaveses (norte); Baião (norte); Resende (leste); Castro Daire (sul); Arouca (sul); Castelo de Paiva (oeste). É um concelho demasiado rico em património e com paisagens de cortar a respiração. Em Cinfães existe uma imensidão de locais para visitar e explorar: igrejas, aldeias, rios, serras, praias fluviais, percursos pedestres, etc. Durante a nossa estadia por Cinfães ficámos alojados na Casa de Campo de Enxidrô.

 

Museu Serpa Pinto

A personagem cinfanense que mais se destacou ao longo dos anos foi Serpa Pinto, nome que está bastante presente neste concelho, existindo um Museu com o seu nome. O Museu Serpa Pinto é um espaço de partilha do modo de vida deste homem corajoso que, no passado atravessara o continente africano.

 

Loja Interativa de Turismo

Visitámos a Loja Interativa de Turismo, situada na Quinta do Aido. Saí de lá feliz uma vez que me ofereceram um conjunto de postais alusivos a locais que integram a rota do românico. Aqui pode ver diversas peças de artesanato características de Cinfães e solicitar sugestões de sítios a visitar no concelho.

 

Igreja Matriz de Cinfães

Arquitectura religiosa, barroca e neoclássica. Igreja de nave única, transepto saliente, coro-alto, capela-mor e sacristia.

 

Feira da Terra

No primeiro domingo de cada mês realiza-se no centro de Cinfães (perto da Igreja Matriz) a Feira da Terra que pretende oferecer aos seus visitantes produtos produzidos por pequenos agricultores e produtores artesanais. Existiam diversos produtos à venda: legumes, fruta, vinho, mel, licores, animais, peças de artesanato…

 

Aqui ficam mais algumas das fotografias que tirámos no centro de Cinfães.

 

Setembro de 2017

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top