Amanhã, onde vamos?
Barragem do Carrapatelo

Barragem do Carrapatelo

Começo por dizer que visitar a Barragem do Carrapatelo foi uma experiência demasiado intensa, que espero voltar a repetir mas só daqui a algum tempo. Enquanto me lembrar das tonturas que senti não pretendo lá voltar. No entanto, há que admitir que é uma experiência espectacular e que aquilo que a nossa vista alcança é soberbo, poderoso. Senti imensas tonturas enquanto lá estive. Aquela imensidão de água é ligeiramente assustadora.

A Barragem do Carrapatelo está localizada no Rio Douro, em Marco de Canaveses, distrito do Porto, fazendo fronteira com Cinfães, que pertence ao distrito de Viseu. A sua construção foi iniciada em 1965 e terminada em 1972. Foi o primeiro empreendimento hidroeléctrico a ser construído no troço nacional do rio Douro. Possui uma potência instalada de 201 MW, tem uma altura máxima de 57 metros e é a barragem no Douro que possui a maior queda, com 36 metros. Possui uma eclusa de navegação que, em conjunto com as eclusas das restantes barragens do Douro, permite a navegabilidade neste rio.

É uma obra notável! A pergunta que fazíamos enquanto avançávamos era “Como é que fizeram isto?”. A paisagem envolvente é de uma beleza incrível.

Tivemos o privilégio de assistir ao espectáculo que é a passagem dos cruzeiros nesta Barragem! Registámos todos os “passos”. Os turistas pareciam felizes e certamente para eles foi uma viagem inesquecível. Para mim, estar na Barragem do Carrapatelo já foi inesquecível. Talvez um dia seja eu a estar no barco e a acenar às pessoas que estarão a assistir ao espectáculo. Talvez… um dia. Por enquanto não. Sinto ainda tonturas só de me lembrar. Mas sim, adorámos a experiência e sei que a minha afilhada nunca se esquecerá.

 

Setembro de 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top