Amanhã, onde vamos?
Uma visita ao Mercado do Bolhão

Uma visita ao Mercado do Bolhão

Na passada semana decidimos ir até ao Mercado do Bolhão na cidade do Porto. Já há algum tempo que queria visitar este mercado tão emblemático e como sabia, através das minhas pesquisas, que em breve entraria em obras de reabilitação (que ao que parece têm sido sucessivamente adiadas) não queria perder a oportunidade de o visitar antes das ditas obras.

Pelo que tinha lido já tinha percebido que o Mercado do Bolhão necessitava urgentemente de obras, no entanto, tenho de confessar, que não imaginava que estaria em tão mau estado. Assim que entrei o meu pensamento foi “Este espaço tão especial não merecia que o tivessem deixado chegar a este estado.” Contudo, mesmo necessitando de obras urgentes não deixa de ser um espaço de extrema beleza e carisma. Estavam imensos turistas completamente fascinados com a peculiar beleza do Mercado do Bolhão e cheios de vontade de fotografar todos os pormenores, tal como nós.

O Mercado do Bolhão é sem dúvida o mais emblemático da cidade do Porto tendo sido classificado como imóvel de interesse público em 2013. De estrutura singular e com dois pisos, este mercado evidencia uma monumentalidade própria da arquitetura neoclássica. Aqui poderá comprar legumes, frutas, peixe e carne bem fresquinhos. Existem também muitos comerciantes que vendem “lembranças” alusivas ao nosso país (postais, ímans, loiças, etc). Se é apreciador de ímans aqui terá dificuldade em escolher o “mais bonito”.

Desejo que as tão esperadas obras de reabilitação não tardem muito mais. O Mercado do Bolhão, os comerciantes, os clientes e os seus visitantes merecem que as obras arranquem o mais rápido possível. Voltaremos para visitar a nova casa! Por agora só podemos mostrar as “fotografias antes das obras”.

30 de agosto de 2017.

One Response

  1. Olá Bom dia
    Passei pelo MB no meio do mês de agosto! Estava cheio de turistas! Mas aproveitei mesmo foi para comprar umas coisas boas nas mercearias que existem mesmo perto do Bolhão! São umas mercearias tradicionais com donos já muito velhotes cheias de gente e têm uma fachadas incríveis! Tens que lá passar e fotografar! Vale mesmo a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top