Amanhã, onde vamos?
Um passeio pela Praia da Tocha

Um passeio pela Praia da Tocha

No último domingo fomos até à Tocha. Foi uma visita curtinha e por isso mesmo ficou muito por ver. Mas não há problema, assim há sempre um pretexto para voltarmos.

A Tocha é uma freguesia que pertence ao concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra. É uma zona muito frequentada no verão em contraste com os meses de inverno em que esta zona balnear fica praticamente deserta. É servida por excelentes vias de acesso e encontra-se a escassos quilómetros de Coimbra, Figueira da Foz e Aveiro.

Chegando à Tocha os diversos palheiros lá existentes captam a atenção de qualquer visitante. Nesta antiga aldeia de pescadores encontram-se vestígios dos antigos palheiros nos quais os pescadores guardavam o material que utilizavam na faina durante os meses de verão. Muitos destes palheiros foram recuperados e são atualmente utilizados como casas de férias. Estes palheiros dão à Praia da Tocha uma beleza singular. Vale a pena passar por eles a passo lento e assim apreciar a sua beleza. Sem pressas.

Como já mencionei em artigos anteriores gosto sempre de comprar algo característico dos locais por onde passo. Por isso passámos pelo Mercado constituído por diversas lojinhas de praia. E aqui, neste Mercado, encontrei uma loja que me encantou. Encantou-me tanto que nesta tarde entrei lá duas vezes, uma à chegada e outra no fim do nosso passeio pela Praia da Tocha. Trata-se de uma loja com imensas peças em loiça/barro, ímans, postais… Esta loja só está aberta no Verão e pertence a uma outra loja que se chama “Loja da Mariazinha” que também está localizada na Tocha. Fomos recebidos pelo Sr.Gilberto, um senhor de uma enorme simpatia. Há sítios que vale a pena conhecer, muitas das vezes pelas pessoas. A Praia da Tocha é um bonito local para se visitar. Adorei apreciar a beleza dos palheiros. Mas sem dúvida, aquilo que está mais gravado na minha memória é a simpatia do Sr. Gilberto. Se for até à Praia da Tocha ainda durante este verão passe nesta loja. Vai ser díficil escolher o que comprar.

Seguimos até à praia mas ficámos numa esplanada de frente para o mar. A praia estava cheia e animada. Em 2015, a Praia da Tocha completou 25 anos consecutivos de reconhecimento da sua qualidade balnear e ambiental com a Bandeira Azul. Para além deste importante reconhecimento, a Praia da Tocha ostenta ainda a Bandeira das Acessibilidades – símbolo das boas condições de acesso à praia aos utentes com problemas de mobilidade.

Se deseja ficar alojado na Praia da Tocha, além do alojamento particular, tem como opção o Parque de Campismo da Tocha.  O Parque de Campismo da Tocha está aberto todo o ano e encontra-se devidamente equipado: balneários, grelhadores, mini mercado, piscina, rede de bicicletas, café,… e encontra-se mesmo pertinho da praia.

Passeio realizado no dia 20 de agosto de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top