Amanhã, onde vamos?
Águeda e os seus coloridos guarda-chuvas

Águeda e os seus coloridos guarda-chuvas

Nunca tínhamos visitado a cidade de Águeda quando esta está no auge do seu encantamento, recheada de imensos guarda-chuvas bonitos e coloridos. Tinha de ser este ano. Tinha de ser e foi mesmo. “Amanhã, onde vamos?” – “À cidade dos guarda-chuvas no céu”.

Águeda pertence ao distrito de Aveiro e tem, obviamente, outros pontos de interesse para além dos guarda-chuvas. No entanto, é igualmente verdade, que são estes belos guarda-chuvas os responsáveis por existirem cada vez mais pessoas a visitar Águeda. Afinal, quem resiste a tirar uma fotografia num ambiente tão belo e tão cheio de cor?!

Este ano realiza-se a 12ª edição do Festival AgitÁgueda, entre os dias 1 e 23 de julho.  Este festival tem como principal objetivo dinamizar o comércio tradicional, através de várias ações de promoção concelhia como o artesanato ou a gastronomia. Se não teve a possibilidade de visitar Águeda durante o festival mas quer muito ver os guarda-chuvas, fique tranquilo, estes permanecerão a colorir os céus da cidade durante mais algum tempo.

Começámos esta nossa visita  com uma caminhada a passo lento junto ao rio Águeda até que chegámos ao Posto de Turismo de Águeda, localizado na baixa da cidade, junto à zona histórica. Gosto de entrar sempre nos Postos de Turismo. E acredite, o Posto de Turismo de Águeda vale mesmo a pena ser visitado. A senhora que nos recebeu é uma simpatia e deixou-nos fotografar tudo o que quisemos. Neste posto de turismo existem imensas peças bonitas, feitas à mão, cheias de belos detalhes. Comprámos um íman pintado à mão. Sou viciada em ímans e postais, confesso!

Saímos do Posto de Turismo e o resto do nosso tempo foi a passear pelas ruas decoradas com os famosos guarda-chuvas. Em algumas ruas passámos mais do que uma vez. Acho que é impossível ficar indiferente a tanta cor! Tanta cor cria um ambiente feliz! Mas engane-se se pensa que são só os famosos guarda-chuvas os responsáveis pela decoração das ruas. Poderá comprovar pelas fotografias que a arte em Águeda não está presente apenas nos céus. A arte está em cada recanto, nas floreiras a jardins bem cuidados, nos bancos e postes pintados, nas paredes com desenhos, e em tantos outros pormenores.

Iremos voltar a Águeda. Queremos muito conhecer uma das praias fluviais deste concelho: a Praia Fluvial do Alfusqueiro. Alguém conhece?!

Passeio realizado no dia 21 de julho de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top