Amanhã, onde vamos?
Há Festa na Aldeia – Areja

Há Festa na Aldeia – Areja

Não conhecíamos a aldeia de Areja, no entanto, eu já tinha ouvido falar desta aldeia várias vezes. A minha melhor amiga, a irmã que a vida me deu,  pertence à aldeia de Areja e foi aqui que viveu até aos oito anos. Sempre me disse que aqui foi imensamente feliz. Várias foram as vezes que me contou as traquinices que fazia na sua aldeia, a liberdade que tinha para brincar na rua mesmo quando o sol já se tinha posto e a lua já dava as boas noites.

Areja é um dos lugares da freguesia da Lomba situada no concelho de Gondomar, distrito do Porto. A aldeia de Areja integra a rede de Aldeias de Portugal o que lhe tem dado uma maior visibilidade junto daqueles, que tal como nós, gostam de visitar as aldeias do nosso país.

Há Festa na Aldeia é um projeto de desenvolvimento rural dinamizado pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, em parceria com as Associações de Desenvolvimento Local. Este projeto procura mostrar o que de melhor existe nas aldeias, desde o património à gastronomia, das músicas regionais ao artesanato. É sem dúvida, um projeto de imenso valor que tem procurado (e conseguido!) dar uma nova vida a várias aldeias. A aldeia de Areja é uma das várias aldeias que integra o projeto Há Festa na Aldeia. Este ano Areja esteve em festa nos dias 15 e 16 de julho. Este projeto procura atrair turistas aos ambientes rurais.

Desde pequena que adoro aldeias. Muitas vezes senti que os “jovens da minha idade” não partilhavam do mesmo gosto que eu.  É com agrado que vejo que as mentalidades começam a mudar e que as aldeias começam a ser cada vez mais valorizadas…

Areja desenvolve-se ao longo de uma íngreme encosta que vale a pena ser percorrida sem pressa. Chegando ao topo é obrigatório parar, respirar a natureza que ali existe e contemplar a beleza da paisagem. A festa desenrolou-se cá em baixo, bem perto do rio Douro.  Aqui existe um cais que permite a acostagem de embarcações de recreio/lazer. Antigamente, em Areja, os habitantes dedicavam-se à pesca e à agricultura. Se for até Areja não deixe de ir até ao cais, onde se encontra um monumento à Nossa Senhora dos Navegantes, santa protetora das tempestades e outros perigos e, por isso, associada às comunidades piscatórias.

Ficam aqui algumas fotografias tiradas no segundo dia da festa na aldeia de Areja no âmbito do projeto “Há Festa na Aldeia”:

Passeio realizado no dia 16 de julho de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top