Amanhã, onde vamos?
A Aldeia do Trebilhadouro

A Aldeia do Trebilhadouro

Sinto, desde pequena, um grande fascínio por aldeias. Se outras vidas existem, é certo que eu já fui muito feliz em alguma (ou em várias) aldeia (s) de Portugal. A aldeia do Trebilhadouro já estava, há muitos meses, na minha lista de “Aldeias a conhecer em breve.” Pertence à freguesia de Rôge, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro. Há uma lenda que diz que nesta aldeia foram encontradas três bilhas de ouro e que foi essa descoberta, na linguagem popular, que deu origem ao nome Trebilhadouro.

O Trebilhadouro está envolto numa vasta paisagem verdejante onde reina o silêncio e a tranquilidade típico do ambiente serrano aqui predominante. As eiras e os canastros facilmente nos fazem viajar no tempo. Nas encostas domina o verde, os pinheiros e os eucaliptos. É uma aldeia no meio do nada, o que faz com que nos possamos sentir isolados e livres, ao mesmo tempo. A 625 metros de altitude, Trebilhadouro, perdeu o último morador na década de 80. Perdeu os habitantes, mas ganhou uma nova vida. A aldeia do Trebilhadouro é atualmente uma aldeia com um enorme potencial turístico e com um vincado cariz rural, tendo sido classificada com a marca Aldeias de Portugal o que lhe tem dado grande visibilidade. Foi devido a esta classificação que descobrimos virtualmente esta aldeia.

Se deseja ter umas férias relaxantes em contacto com a Natureza encontrará nesta aldeia tudo o que precisa. Deixamos uma sugestão: pernoite no Trebilhadouro e durante o dia parta à descoberta da Serra da Freita que não fica muito longe da aldeia (+/- 12 km). Se possível, fique mais do que um dia. A Serra da Freita é um mundo por descobrir e vale a pena ser explorada, sentida, apreciada, sem pressas. Em breve teremos um artigo sobre a Serra da Freita, já lá fomos várias vezes, mas ainda há muito por desbravar!

Turismo rural no Trebilhadouro:

– Hotel Trebid´Ouro

Para mais informações aceder a https://www.facebook.com/TrebidOuro-796175320496276/

– Traços D´Outrora

O alojamento Traços D´Outrora possui 4 casas tradicionais.

  1. Casa da Matilde (T1)
  2. Casa da Rosalina (T4)
  3. Casa da Custódio (T1)
  4. Casa do Paço de Mato (T2)

Para mais informações deve aceder a www.tracosdoutrora.com

 

– Casas dos Avós

O alojamento Casas dos Avós possui 5 casas tadicionais.

  1. Casa do Avô Zé (T1)
  2. Casa da Avó Clara (T1)
  3. Casa do Avô Barbosa (T2)
  4. Casa da Avó Quitas (T3)
  5. Casa Samuel e Derminda (T5)

Para mais informações deve aceder a www.casasdosavos.pt

Facilmente se percebe que a aldeia do Trebilhadouro é uma aldeia estimada. Encontra-se limpa, organizada e tem muitos vasos de flores e ervas aromáticas, bem cuidados (estes pormenores captam sempre a nossa atenção). Conhecemos nesta tarde um gatinho maravilhoso. Não sabemos o seu nome. Não sabemos a quem pertence mas tinha dono de certeza. Para nós ficou como sendo “o gatinho do Trebilhadouro”. Assim que entrámos na aldeia, ele apareceu logo, cumprimentou-me com “turrinhas” nas pernas. Se calhar percebeu que tinha acabado de entrar na aldeia uma pessoa apaixonada por gatos. Peguei nele. E abracei-o! Muito! Vi que era um gato feliz. E sei que ele percebeu o quanto me deixou feliz com a sua presença.

 

 

Passeio realizado no dia 25 de junho de 2017.

4 Responses

  1. Amei!!! Esse gatinho, na verdade a gatinha Matilde, é a terceira habitante de Trebilhadouro, a par com os seus donos: João e eu própria, Isabel. A Matilde é mesmo uma gatinha muito feliz e muito especial para todos os que se cruzam com ela. Parabéns pela reportagem.

    1. Bom Dia Isabel 🙂

      A vossa gatinha é linda e muito, muito meiga 🙂 Voltamos ao Trebilhadouro no final de 2017 mas desta vez não encontramos a Matilde 🙂 Estava frio por isso de certeza preferiu estar dentro de casa no quentinho. Felicidades para vocês (Matilde, incluída) 🙂

  2. Eu vi essa gata o ano passado, em Julho. Eu estava a tirar fotos, quando a vi ao longe quieta, a olhar para mim e também lhe tirei uma foto. Nem sabia quem eram os donos.
    Vou voltar este ano. Pode ser que a volte a ver. Também adoro gatos 😃

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top