Amanhã, onde vamos?
Talasnal – Aldeia do Xisto

Talasnal – Aldeia do Xisto

Assim que chegámos ao Talasnal decidimos iniciar a exploração desta aldeia encantada, parando na Casa da Eira, logo à entrada da aldeia. A Casa da Eira do Talasnal é um posto de informação turística e comercialização de artesanato e produtos característicos da aldeia. Aqui poderá encontrar biscoitos, compotas, chás, postais, ímanes, livros e muito mais. A senhora que nos recebeu foi extremamente simpática, esclareceu as nossas dúvidas e falou-nos da beleza da Aldeia da Cerdeira, que mais tarde visitámos.

A Aldeia do Talasnal é, já há muito tempo, a aldeia que mais visibilidade tem dado ao conjunto de aldeias do xisto da Serra da Lousã (distrito de Coimbra). A ruela principal vai acompanhando o declive da encosta, num percurso íngreme. Desta ruela derivam becos e quelhas, que facilmente nos vão seduzindo, e aumentando a nossa curiosidade.

Os edifícios têm vindo a ser requalificados sendo que diversos imóveis foram reconvertidos em unidades turísticas de apoio à atividade comercial e turística. O Talasnal é uma bonita aldeia. É uma aldeia acolhedora. Julgo ser este, um excelente adjetivo para qualificar o Talasnal. Talasnal – a acolhedora aldeia do xisto da Serra da Lousã. Parece-me bem. Para além de acolhedora, é uma aldeia com gatos simpáticos. Sendo eu uma pessoa fascinada por gatos não perdi a oportunidade de comunicar com alguns dos gatos do Talasnal. Para além de simpáticos gostam de interagir com desconhecidos! Várias habitações transformaram-se em turismo rural, como é o caso da Cada da Urze, Casa do Forno, Casa Lausus e Casa Princesa Peralta. Se quiser saborear um delicioso cabrito assado com castanhas visite o Restaurante Ti´Lena.

 

Após visitarmos o Talasnal, seguimos a pé até Casal Novo.
*Passeio realizado no dia 7 de Maio de 2017

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top