Amanhã, onde vamos?
Barragem da Gralheira

Barragem da Gralheira

Depois de visitarmos o Parque da Curia partimos para a Barragem da Gralheira. Quando decidimos neste domingo de Abril visitar o Parque da Curia fiz algumas pesquisas de outros locais que pudéssemos visitar e que não ficassem muito distantes do referido parque. Encontrei nas minhas pesquisas imensos sítios bonitos mas a minha atenção recaiu na Barragem da Gralheira. A Barragem da Gralheira pertence à freguesia da Moita, concelho de Anadia, distrito de Aveiro. Do Parque da Curia à Barragem da Gralheira, seguiu-se uma curta viagem de automóvel, cerca de 20 minutos. O GPS não falhou, o que é sempre uma mais-valia.

Neste local aconteceu aquilo que nos acontece imensas vezes e que é sempre maravilhoso e encantador. Fazemos pesquisas, vemos fotos, lemos comentários e críticas, criamos uma impressão positiva e decidimos que aquele local é sem dúvida, um local a visitar. Chegamos ao local e “Uau, isto é mil vezes mais bonito ao vivo do que nas fotos.” Foi isto que aconteceu quando chegámos à Barragem da Gralheira. E temos a certeza que se tivéssemos ido no Verão o nosso “Uau” seria ainda mais expressivo. Isto porque, a Barragem no dia em que lá fomos estava praticamente deserta. Apenas se encontravam duas famílias no parque de merendas.

O espaço de lazer na Barragem da Gralheira foi inaugurado em 2001 tendo sofrido danos avultados após um temporal que afetou em 2011 a região. Com a força do vento foram várias as acácias que tombaram, destruindo assim parte dos telheiros. Posteriormente, a Junta de Freguesia da Moita procedeu a obras de requalificação da Barragem da Gralheira. Os telheiros foram reconstruídos e de modo a evitar futuras quedas de árvores, procedeu-se ao corte das mesmas que se encontravam junto aos telheiros.

A Barragem da Gralheira encontra-se devidamente equipada com churrasqueira, forno, espaço para lavar loiças, sanitários, telheiros com mesas e bancos corridos e parque infantil. É por isso possível passar em família ou com um grupo de amigos um dia de convívio maravilhoso nesta barragem. Os mais pequenos vão adorar passar um dia diferente, numa barragem.

Apesar da existência de um parque infantil este poderia ser mais apelativo para as crianças, com mais equipamentos e talvez construído noutro tipo de material. Infelizmente, não temos fotografia do parque infantil.

A vegetação existente na barragem é lindíssima o que a torna naturalmente um local encantador. O espaço encontrava-se relativamente limpo, denotando-se que é um espaço cuidado. No entanto, através de algumas pesquisas que realizámos percebemos que este espaço já foi vandalizado algumas vezes. A Barragem da Gralheira devido à sua localização mais isolada, está mais vulnerável à ocorrência deste tipo de situações.

Já sabe, se for para os lados de Anadia em família ou com amigos, levem farnel e visitem a Barragem da Gralheira! E depois, partilhem connosco a vossa experiência.

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top